Release Programa "Expedição Parte de VC" (jan/22)

Uchôa é outra cidade da região de Rio Preto que oferece momentos de integração com a natureza. Há nove anos, a Cláudia está desenvolvendo um projeto ambiental no sítio que herdou da família. Tudo começou com o bisaavô em 1908. Dos tempos antigos da produção de café, restaram o terreiro usado pra secar os grãos de café, a tuia que virou restaurante e uma vendinha rural, que oferece tudo o que é produzido no sítio. A cidade foi crescendo e as terras do bisavô, agora estão encostadinha na cidade, e melhor com boa parte preservada. A Cláudia entende que preservar é o melhor caminho pra manter o negócio da família e ela usa o turismo como ferramenta de preservação. Pra atrair pessoas pra esta consciência, ela criou duas salas de aula no meio de um bambuzal que fica ao lado de uma mina onde os visitantes vivem a experiência de tomar água na nascente. Também tem um jardim sensorial com plantas e temperos pra experiencias com os visitantes. Por causa da pandemia, o café da colônia servido aos visitantes virou uma cesta para picnic servido em cestas em baixos das árvores. São estes momentos que Cláudia da aulas de preservação que faz parte do projeto de vida dela de transformar o lugar em um parque ecológico caipira, onde pretende plantar mudas de árvores nativa pra reflorestar parte da mata que foi derrubada

Release (ago/19)

O Café da Colônia integra o Sítio Santa Rosa, uma propriedade criada por italianos calabreses no início do século XX no município de Uchôa (30 km de São José do Rio Preto). Com uma área de 9 alqueires, as antigas terras de Melchiore  Baffi – hoje em sua 4ª geração - encontram-se abertas para receber visitantes de todas as idades, estudantes e professores em duas modalidades de atividades: turismo rural e turismo pedagógico. As atividades de turismo rural propõem vivências atentas à preservação ambiental e de ricas tradições culturais por meio de belos passeios aliados a refeições temáticas e programas especiais como sessões de contação de histórias e oficinas culturais. As atividades de turismo pedagógico promovem estudos do meio afinados aos conteúdos escolares e enriquecidos por experiências sensoriais e aprendizados artísticos em meio à natureza.

Com atenção sobre os saberes e sabores da região noroeste paulista, o Café da Colônia oferece aos domingos, das 8h às 11h, o seu café rural composto por 25 itens produzidos na propriedade entre pães, tortas e bolos assados na hora; queijos, coalhadas e doces elaborados com leite Jersey; frutas, geleias e biscoitos preparados com receitas tradicionais. O café rural também inclui uma visita monitorada às casas centenárias da propriedade (1910 e 1925), ao jardim sensorial, ao mundo dos bichos e à casa na árvore; o “passeio encantado”, uma modalidade diferente de passeio a cavalo, assim como os lanches caipiras são opcionais e podem ser usufruídos de forma independente. Por fim, o dia na roça é a proposta de turismo rural aos domingos: sob agendamento, os visitantes são convidados a permanecer por todo o dia na propriedade degustando do café rural com o lanche caipira, passeio a cavalo “formiguinha” para crianças e almoço rural com suco.

Aos sábados no final da tarde, sob adesão, o Café da Colônia oferece acesso ao seu boteco rural instalado sob a sede centenária para deguste de cerveja e cachaça artesanal, frios e queijos produzidos na propriedade, sempre acompanhados por uma boa programação musical.

Sob agendamento, o Café da Colônia também oferece eventos personalizados: picnic campestre (para comemoração de aniversários e datas especiais), acampamento para grupos especiais (escoteiros, religiosos, escolares), espaços e serviços para eventos sociais e empresariais.

Café da Colônia prepara sua primeira Festa Junina

O mês de junho bate à porta e com ele começam as tradicionais festas juninas. O Café da Colônia, empreendimento erguido em um sítio de Uchôa (SP) que oferece as experiências do turismo rural, da culinária e uma boa conversa à beira do fogão à lenha, não poderia ficar de fora. Voltada para quem aprecia uma verdadeira e típica festa junina no campo, a 1ª Festa Junina do Café da Colônia acontece no dia 22 de junho a partir das 15h no sítio Santa Rosa. "Queremos fazer uma festa bem rural, com todas as comidas típicas,  brincadeiras, tudo em um ambiente agradável e em um contexto que já não existe mais nas grandes cidades", afirma Claudia Baffi Pellicciottta, responsável pelo Café.

Na festa o visitante será recebido na porteira com sanfoneiros e ainda terá a oportunidade de apreciar uma autêntica quadrilha  e a famosa música de viola dos Irmãos Binatti ao lado da fogueira. À noite será realizado o 7º Terço de São João, cantado por moradores da comunidade.

Como o evento acontece em plena Copa do Mundo no Brasil, o Café montou uma ação especial para mostrar a tradição rural para turistas estrangeiros e brasileiros. O sítio vai oferecer no dia da festa junina o evento "Festa Junina do Café da Colônia – Aprendendo a fazer quitutes rurais Paulistas", uma oficina culinária em parceria com a ABRATURR SP e Câmara Setorial de Turismo Rural Paulista que já entrou no calendário oficial da Associação Paulista de Turismo Rural. Os participantes farão uma aula especial para aprender a produzir biscoito de pinga, pastel caipira e bolo de milho entre outros, ao custo de R$ 30.

Durante a festa junina haverá também barracas de doces, salgados e brincadeiras. "Trata-se de uma festa familiar, onde poderemos mostrar aquele clima de festa típico de comunidades rurais. Não queremos deixar esse espírito desaparecer. Nosso slogan, Turismo Rural Moderno Profissional e sem perder a ruralidade, dá uma ideia de nosso propósito", explica Claudia. Os ingressos serão agasalhos para o primeiro lote, R$ 10 pelo segundo e R$ 15 na portaria.

O Café

O Café da Colônia é um espaço turístico voltado àqueles que apreciam o clima rural. Com agendamento é servido, aos domingos, um bom “café com leite” com uma variedade de delícias caseiras como pães, bolos, tortas, biscoitos, doces, geleias, manteiga, embutidos e queijos.

O lugar também oferece um espaço dedicado à gastronomia: fogão a lenha, panelas de barro, e colheres de pau ajudam o visitante a compartilhar receitas, degustar e aprender a fazer delícias - ou comemorar um momento especial com os amigos. O Café da Colônia também oferece um espaço para eventos, para cursos e para recepcionar grupos de turistas e  funciona com reservas.

O turismo rural é outra aposta de Claudia. Dividido em "Leite da Manhã" e "Leite da Tarde", o passeio mostra aos visitantes o cotidiano da propriedade, desde o processo criatório do gado Jersey até a produção artesanal de seus produtos – doce de leite, queijos, geleias de frutas - incluindo uma vivência no processamento de alguma matéria-prima da estação. Além do Café, o passeio inclui uma trilha pelo pomar e pelo riacho visitando as criações. "Passear pelo pomar, ouvir histórias, aprender a fazer uma delícia, experimentar os queijos, doces, geleias, pães, conversar, resgatar e compartilhar conosco as memórias, costumes e histórias de nossos visitantes é a nossa proposta", finaliza Claudia.

Turismo rural ganha opção ‘deliciosa’ no interior

Quem diria: um país como o nosso, bastante rural algumas gerações atrás, hoje se industrializou e a vivência da roça tornou-se, para muitos, histórias da vovó. Pois em Uchôa (SP) uma novidade promete resgatar essas tradições e aproximar ainda mais quem se acostumou à vida na cidade com os prazeres do campo. Trata-se do Café da Colônia, empreendimento erguido em um sítio e que oferece as experiências que dizem respeito à terra: turismo rural, culinária e uma boa conversa à beira do fogão à lenha. "Troquei a loucura de uma cidade como São Paulo pela tranquilidade e os desafios de um sítio no interior que precisava ser mais produtivo. Posso dizer, hoje, que fiz uma ótima escolha", afirma Claudia Baffi Pellicciottta, idealizadora do projeto.

O sonho de Claudia, um projeto de turismo para a propriedade da família, é antigo. Começou após um curso, em 1994, de administração hoteleira no Senac/SP. Doze anos depois vivendo em São Paulo, trabalhando com eventos e vivenciando todas as experiências que uma megalópole pode proporcionar, Claudia decidiu que era hora de encarar seu sonho de frente: voltou para Uchôa e resolveu dar um novo sentido ao sítio. "Em 2006 voltei à minha terra-natal quando então, tendo oportunidade de reformar a sede histórica de 1914, apostei na produção pecuária. A propriedade precisava ser produtiva novamente", explica. Em 2010, depois de muito trabalho, ela foi sede do ProLeite, Programa Pecuária Leiteira elaborado pelo SENAR/SP com o objetivo de capacitar os produtores rurais, e Claudia tornou-se produtora de leite. "No ano seguinte recebemos o Turismo Rural e o Turismo Pedagógico, ambos cursos oferecidos pela Faesp/Senar, através do Sindicato Rural de Uchoa", diz.

Nesse momento, segundo a administradora, nasceu o Projeto Café da Colônia. Em junho de 2011, durante o módulo de "Ponto de Venda", a família construiu as bases do Café da Colônia. "Depois disso veio a Festa da Colônia como encerramento do curso de Turismo Rural, sucesso absoluto. De lá pra cá, muito trabalho até adequar tudo, espaços, produtos, serviços", explica.

O espaço oferece várias opções aos turistas. Com agendamento é servido, aos domingos, um bom “café com leite” com uma variedade de delícias caseiras como pães, roscas, bolos, bolachas, doces, geleias (jabuticaba, goiaba, laranja), manteiga, embutidos e queijos. Todos os quitutes são também colocados à venda na forma de cestas.

O lugar também oferece um espaço dedicado à gastronomia: fogão, panelas de barro, e colheres de pau ajudam o visitante a compartilhar receitas, degustar e aprender a fazer delícias - ou comemorar um momento especial com os amigos. O Café da Colônia também oferece um espaço para eventos, para cursos e para recepcionar grupos de turistas e  funciona  com reservas.

Outro serviço que Claudia implementou na propriedade é o Turismo Rural. Dividido em "Leite da Manhã" e "Leite da Tarde", o passeio mostra aos visitantes o cotidiano da propriedade, desde o processo criatório do gado Jersey até a produção artesanal de seus produtos – doce de leite, queijos, geleias de frutas - incluindo uma vivência no processamento de alguma matéria-prima da estação. Além do Café, o passeio inclui uma trilha pelo pomar e pelo riacho visitando as criações. "Passear pelo pomar, ouvir histórias, aprender a fazer uma delícia, experimentar os queijos, doces, geleias, pães, conversar, resgatar e compartilhar conosco as memórias, costumes e histórias de nossos visitantes é a nossa proposta", finaliza Claudia.

Os personagens

Claudia contou com o apoio de sua família para transformar seu sonho em algo real. "Dizem que por trás de todo bom projeto há uma boa família, e nada disto seria possível sem o know-how da família Baffi Pellicciota. Nosso pai foi um grande arquiteto e a pessoa mais humana que já conheci; minha mãe uma artista, mulher coragem, capaz de qualquer desafio; nós, filhos, herdamos muito de nossos antepassados", explica.

O irmão de Claudia, Milton, é Gastrônomo e dono de restaurante em SP há 27 anos. A irmã Mirza, doutora em História, trabalha com turismo há mais de 15 anos e é - segundo a administradora, seu anjo da guarda. “Meu companheiro é Engenheiro Civil, dos bons, e cozinheiro de mão cheia... além deles temos a Cleuza. E vocês precisam provar o tempero dela", convida.

Informações à Imprensa

RS COMUNICAÇÃO