Sítio Santa Rosa

banner2

O Café da Colônia integra o Sítio Santa Rosa, uma propriedade criada por italianos calabreses no início do século XX no município de Uchôa (30 km de São José do Rio Preto). Com uma área de 9 alqueires, as antigas terras de Melchiore Baffi – hoje em sua 4ª geração – encontram-se abertas para receber visitantes de todas as idades, estudantes e professores em duas modalidades de atividades: turismo rural e turismo pedagógico. As atividades de turismo rural propõem vivências atentas à preservação ambiental e de ricas tradições culturais por meio de belos passeios aliados a refeições temáticas e programas especiais como sessões de contação de histórias e oficinas culturais. As atividades de turismo pedagógico promovem estudos do meio afinados aos conteúdos escolares e enriquecidos por experiências sensoriais e aprendizados artísticos em meio à natureza.

Com atenção sobre os saberes e sabores da região noroeste paulista, o Café da Colônia oferece aos domingos, das 8h às 11h, o seu café rural  composto por 25 itens produzidos na propriedade entre pães, tortas e bolos assados na hora; queijos, coalhadas e doces elaborados com leite Jersey; frutas, geleias e biscoitos preparados com receitas tradicionais. O café rural também inclui uma visita monitorada às casas centenárias da propriedade (1910 e 1925), ao jardim sensorial, ao mundo dos bichos eà casa na árvore; o “passeio encantado”, uma modalidade diferente de passeio a cavalo, assim como os lanches caipiras são opcionais e podem ser usufruídos de forma independente. Por fim, o dia na roça é a proposta de turismo rural aos domingos: sob agendamento, os visitantes são convidados a permanecer por todo o dia na propriedade degustando do café rural com o lanche caipira, passeio a cavalo “formiguinha” para crianças e almoço rural com suco.

Aos sábados no final da tarde, sob adesão, o Café da Colônia oferece acesso ao seu boteco rural instalado sob a sede centenária para deguste de cerveja e cachaça artesanal, frios e queijos produzidos na propriedade, sempre acompanhados por uma boa programação musical.

Sob agendamento, o Café da Colônia também oferece eventos personalizados: picnic campestre (para comemoração de aniversários e datas especiais), acampamento para grupos especiais (escoteiros, religiosos, escolares), espaços e serviços para eventos sociais e empresariais.